ESPÉCIES E VARIEDADES

As variedades recomendadas são todas as espécies “Coffea Arabica”, para a produção de café com Selo de Indicação de Procedência da Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais. As mais comuns são: Bourbon, Acaiá, Catuaí, Icatu, Mundo Novo, Catucaí.

SISTEMA DE PRODUÇÃO E COLHEITA

O sistema de produção envolve boas práticas agronômicas, abrangendo-se técnicas que respeitem a atual legislação ambiental e social, aceitando os métodos de colheita manual ou mecanizada, em função das características de cada propriedade.

Café Natural - Tradicionalmente conhecido como via seca, é o modo mais antigo e mais simples de processar o café e consiste em submetê-lo à secagem na sua forma integral.

Café Despolpado – Removendo-se a casca mecanicamente e a mucilagem por meio de fermentação biológica;

Café Cereja Descascado – Removendo-se mecanicamente a casca e parte da mucilagem, conhecido com CD, comumente usado no Brasil;

Café Desmucilado – Removendo-se a casca e a mucilagem.

Características dos cafés certificados:

• Variedade arábica
• Tradição secular na produção de cafés de montanha
• Alta qualidade - pontuação mínima de 83 pontos (metodologia SCAA)*
• Compromisso com a sustentabilidade socioambiental
• Rastreabilidade

PRESENÇA NO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL

Produzir cafés que se destacam pela qualidade e complexidade em seu perfil sensorial é algo que fazemos com obcecada dedicação aqui na Mantiqueira de Minas. É por isso que nos sentimos orgulhosos pelo reconhecimento que a região vem alcançando ao longo dos anos, no Brasil e em diversos outros países. Frequentemente estamos entre os vencedores dos maiores concursos mundiais, como o Cup of Excellence. Mas, não há satisfação maior do que ver os cafés aqui da Mantiqueira de Minas surpreendendo Torrefadores e conquistando mais e mais consumidores, mundo a fora. Pessoas que, como nós, são entusiastas pelo café. Hoje os autênticos cafés da Mantiqueira de Minas podem ser encontrados nas melhores cafeterias e mercados no Brasil, Estados Unidos, Coréia, Japão, Austrália e em vários países da Europa.

Premiações

Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA
Cup of Execellence – Early Harvest



Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA
Cup of Execellence – Late Harvest



EMATER - MG
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais



ABIC
Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café



Associação Brasileira de Cafés Especiais
Cup of Execellence – Late Harvest



Para encontrar nossos cafés entre em contato conosco pelo e-mail: info@mantiqueirademinas.org